terça-feira, 16 de novembro de 2010

DNA e RNA

Ácido desoxirribonucléico (DNA)

           O DNA é uma molécula constituída por dois filamentos (cadeias de nucleotídeos) enrolados, um ao redor do outro, na forma de uma hélice dupla.  Os nucleotídeos de um mesmo filamento ficam unidos por uma ligação que se estabelece entre a pentose de um nucleotídeo e o fosfato do nucleotídeo vizinho. E os filamentos, também chamados de fitas, estão ligados por pontes de hidrogêneo situadas entre uma base púrica e uma base pirimídica. O formato da molécula do DNA é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.
                                              
A duplicação do DNA

           O DNA tem a capacidade de autoduplicação (ou replicação), de forma a originar cópias exatas de si mesmo, o que é fundamental para a vida, pois a autoduplicação permite que, após uma divisão celular, as células-filha recebam as mesmas instruções da célula-mãe e, portanto, achem-se igualmente “aparelhadas” para o desempenho de suas atividades metabólicas.
      
       Na autoduplicação do DNA ocorrem os seguintes processos:

·        Rompimento de pontes de hidrogêneo que ligam as bases nitrogenadas, separando os dois filamentos que compõem a molécula de DNA;
·        Encaixe de nucleotídeos livres (já existentes na célula) nos nucleotídeos dos filamentos que se separam do DNA; esse encaixe ocorre quando a adenina se liga à timina (e vice-versa) e a citosina se liga à guanina (e vice-versa);
·         Formação de duas moléculas novas de DNA, após a complementação dos filamentos do DNA original pelos nucleotídeos novos.

Ácido rinonucléico (RNA)


           As moléculas de RNA, como as de DNA, são constituídas por nucleotídeos ligados em sequência.
           A principal diferença entre esses dois ácidos nucléicos é que o glicídio presente no RNA é a ribose, e não a desoxirribose, como ocorre no DNA. Além disso, no RNA não está presente a base timina, havendo em seu lugar a base uracila. Por apresentarem ribose, os nucleotídeos do RNA são denominados ribonucleotídeos.
                  




Um comentário:

  1. Atenção: Há um erro de digitação no título: onde se lê "Ácido rinonucléico (RNA)" leia-se "Ácido ribonucléico (RNA)". Sem querer ser chato, apenas em nome da precisão.

    ResponderExcluir